quinta-feira, 6 de setembro de 2012

CouchSurfing

O bom de viajar é descobrir outras maneiras de viajar. Aquelas coisas que você ouve falar uma vez ou outra, mas só quando está em movimento presta realmente atenção.

Aconteceu assim comigo e o couchsurfing. Tinha feito minha inscrição no começo da viagem, depois tive preguiça de olhar com calma como funcionava. Achei que tinha que pagar, que o site era só em inglês enfim, bobeei.

Agora apareceu a necessidade, fui olhar com calma, procurar alguém para me hospedar em Lugano e estou encantada! Vamos lá, informações básicas. Começou em São Francisco - EUA em 2003, é um site de encontro entre pessoas que estão viajando e outras que possuem um sofá-cama disponível para hospedar. Aqui vale a lei da reciprocidade, se você se cadastra e quer surfar - procurar alguém para te hospedar - deve também oferecer o seu sofá. Mas nada é rígido, se você não pode naquele momento ou está viajando é só marcar na sua página, sem problemas. Ah, funciona assim, você tem uma página com suas informações básicas, uma foto, seus dados, seus interesses. A inscrição é gratuita e depois é fácil ter acesso a todas as pessoas inscritas. Quando escolhe surfar é só colocar o nome da cidade e aparecerá uma lista de pessoas disponíveis em hospedá-lo, se você tiver tempo escolha uma de cada vez, escreva e espere a resposta - é feio disparar email para todo mundo. Na página tem também um espaço para as pessoas colocarem a sua opinião, tanto de quem hospeda quanto do viajante, aumentando a segurança do sistema. Eu por exemplo encontrei um brasileiro, com ótimas referências e um sofá disponível. Estou bem feliz em falar português por 2 dias, ao mesmo tempo aliviada que ainda sei! ahahaha. Tá certo que o encontro com uma cultura diferente é parte do objetivo do couchsurfing, mas eu precisava da hospedagem rapidamente e é bem mais fácil a troca de email e de confiança se você encontra alguém do seu país...

Vira uma rede de amigos virtuais, inclusive pode ser coligado ao seu facebook. Além do serviço de encontro entre os viajantes e sofás tem também diversos grupos de discussão, encontros organizados por couchsurfers locais para um almoço ou um café, lista de eventos na cidade onde você está indo...é um mundo próprio. Daqueles que vale a pena conhecer.

Abaixo uma parte da definição do CouchSurfing:

"Participação na criação de um mundo melhor, um sofá de cada vez":[3]"CouchSurfing procura ligar pessoas e lugares internacionalmente, criar trocas educacionais, fomentar consciência coletiva, espalhar a tolerância e o entendimento cultural. Como uma comunidade almejamos fazer a nossa parte individual e coletiva para criar um mundo melhor e acreditamos que o surf de sofás é um meio para atingir esse objetivo. O CouchSurfing não é mobília, não é encontrar alojamento gratuito por todo o mundo; é estabelecer ligações por todo o mundo. Fazemos o mundo um lugar melhor abrindo as nossas portas, os nossos corações e as nossas vidas. Abrimos as nossas mentes e damos as boas vindas à sabedoria que a troca cultural oferece. Criamos ligações profundas e significativas que cruzam oceanos, continentes e culturas. O CouchSurfing quer mudar não só a maneira como viajamos mas também a maneira como nos relacionamos com o mundo!"

Para inscrições: www.couchsurfing.org

Espero todo mundo lá!


o sofá do Denis!


2 comentários:

  1. Olá Teresa,
    No início do ano passado estive em Natal e me hospedei num hostel lindo. Lá fui convidada numa noite pra ir num bar onde haveria um encontro de couchsurfing.
    Conheci esse movimento então e me apaixonei, eu que sempre amei viajar, como não conheci isso antes?Confesso que com o nascimento do Gabriel eu viajo menos, mas e a chance de conhecer outras pessoas, culturas e óbvio outras gastronomias me seduziram...
    Paz e muita Luz, sempre...
    Abração
    Lilian

    ResponderExcluir
  2. Ei Lilian, que massa! Eu tb tô aqui pensando: como eu não fiz isso antes!

    Muito legal esses encontros que rolam, não fui a nenhum ainda, mas vi até uma lista de eventos...

    Grazie por todo carinho...

    ResponderExcluir